Cultura Global Intercâmbio

Cultura Global

Quem somos Sobre intercâmbio Monte seu curso Fale conosco

Programas

High School Work & Travel Curso de Idiomas Outros

Conheça o Mundo

Destinos Dicas de viagem Arrumando a mala Depoimentos

Busca

Sobre intercâmbio

O que você ganha fazendo intercâmbio?

A todo momento você terá a oportunidade de viver situações novas em sua vida: uma nova família, um novo ambiente, uma nova escola ou instituição, uma nova língua e novos hábitos. Com isso, você terá a chance de amadurecer e desenvolver sua compreensão, flexibilidade, independência, responsabilidade, tolerância e comprometimento.

Sua Segurança

Para garantir toda a segurança e estabilidade aos nossos intercambistas, trabalhamos apenas com os parceiros internacionais conceituados e valorizamos a preparação e suporte aos alunos no Brasil e no Exterior. Nossa equipe de consultores e psicóloga trabalha com os alunos e seus pais desde a primeira visita ao escritório, para garantir que a experiência seja a mais rica e proveitosa possível.

Saiba o que significa esse termo e como ele é utilizado no mundo acadêmico

Em geral, as pessoas já ouviram falar sobre intercâmbio. Mas será que todos sabem ao certo o que significa? Essa palavra é bem abrangente, mas tem um significado simples: troca.

Pode ser uma troca de experiências, troca cultural, troca comercial, ou seja, pode ter uma infinidade de sentidos. Porém, segundo o dicionário, o termo engloba relações comerciais ou culturais entre nações.

Intercâmbio é um termo utilizado já há várias décadas, principalmente depois dos anos de 1940. É um termo utilizado para descrever uma pessoa que vai estudar por um período em outro país, mas o ponto principal é aprimorar as relações com outros povos, outras culturas e melhorar a compreensão entre os povos de vários países.

A história do Intercâmbio

Muitos jovens sonham em fazer intercâmbio cultural. Os motivos são os mais diversos. Alguns para morar longe dos pais por algum tempo e experimentar um processo de independência, mesmo que temporária, outros para aprender um segundo ou terceiro idioma, outros para realizarem estudos profissionais ou ainda simplesmente para fazer os sonhos tornarem-se realidade. Mas você saberia dizer quando e porque esta idéia surgiu de forma organizada? Se sua resposta foi não, aí vai a explicação.

O intercâmbio cultural não é uma novidade se levarmos em conta, por exemplo, que os filhos de famílias abastadas do Brasil sempre deixaram o País para estudar nas grandes cidades da Europa. Mas foi apenas após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que esta idéia se popularizou. Nesta época, o mundo estava dividido pelos horrores do conflito e ainda tendo presente o fantasma de antigas diferenças e rivalidades. Era urgente e imprescindível promover o entendimento e respeito entre nações e povos. Diante desta situação, organizações internacionais como a Cruz Vermelha decidiram que a melhor maneira de atingir este objetivo era mostrar aos jovens que a Terra era coberta de diferenças e que, ao invés de combatê-las, eles deveriam conhecê-las para aprender a respeitá-las.

A realidade do intercâmbio deve a sua existência a pessoas determinadas, sonhadoras e realistas ao mesmo tempo, e que mesmo enfrentado condições adversas e tempos de difícil comunicação, não dedistiram de seus objetivos. Hoje, quem realiza um intercâmbio, além do conhecimento de outras culturas, também obtem valorização profissional e o crescimento pessoal.

O mercado

Fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissionalmente e pessoalmente. Com isso, o número de estudantes que investem nessa alternativa é crescente.

Segundo os dados fornecidos pela Belta (Brazilian Educational and Language Travel Association - associação de agências de intercâmbio), no ano de 2004, aproximadamente 42 mil brasileiros, na faixa de 18 a 30 anos, optaram por essa iniciativa, ante 35 mil em 2003. Hoje este número continua crescendo.

O aumento pela procura de intercâmbio está acontecendo devido à percepção que os estudantes vem tendo sobre experiência. As pessoas estão entendendo a necessidade de se fazer um programa no exterior, pois sabem que isso serve para uma especialização profissional, ou até pra se posicionar melhor no mercado, além da realização pessoal de concretizar antigos ou novos planos.

Ter contato com uma cultura diferente, aprender outro idioma, adquirir novas experiências profissionais e se divertir. Essa é uma boa opção para quem realmente deseja aproveitar as férias em outra cidade ou país. A variedade de programas de férias no exterior é grande, passando pela oferta de cursos de idiomas, especialização e até de línguas com interesses específicos.

O intercambista pode optar, por exemplo, pelo curso de Idiomas para Negócios, voltado para estudantes e profissionais que necessitam aprimorar o idioma para a carreira ou então pelo Programa de Férias, que combina o curso de línguas com atividades esportivas, culturais e sociais.

Planejamento - O acesso à internet permite ao futuro viajante conhecer e planejar uma temporada de diversão e estudos. Opções e lugares não faltam. Este é um item imprescindível para quem quer ter sucesso.

Cultura Global Intercâmbio - Rua Ministro Sinésio Rocha, 773 - Sala 08 - Pompéia - São Paulo - SP

E-mail: culturaglobal@culturaglobal.com.br - Fax/Telefone: (11) 3284-4415

Cultura Global Intercâmbio